Seminário dos Arranjos Produtivos de Nova Venécia encanta e cria boas expectativas para a agricultura familiar


A Casa dos Municípios tem ação para estimular comunidades das cidades a dotarem um modelo de arranjo produtivo local


O 1º Seminário do Projeto Arranjos Produtivos de Nova Venécia, realizado na terça-feira (24/10) no Centro Paroquial São Marcos, foi considerado um grande sucesso, a interação promovida e a socialização das informações sobre o projeto, foi avaliada como ferramentas que aumentam os debates com objetivo de incentivar a participação dos agricultores nas ações propostas.

Na ocasião, o produtor familiar e presidente da Cooperativa Veneciana dos Agricultores Familiares de Nova Venécia (COOVAF), Primo Dalmasio, ressaltou a importância dos investimentos para fortalecer a agricultura familiar e diversificar essa cadeia produtiva. 

“Vejo o projeto como de grande importância como incentivo aos produtores, são recursos que vão auxiliar na produção do alimento limpo, beneficiando a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Promove capacitação, troca de experiências e isso é muito bom e necessário para a nossa categoria. É uma iniciativa muito valiosa essa ação da Assembleia Legislativa do Estado, através do deputado Marcelo Santos, e o apoio do Governo do ES. Todos os municípios participantes do projeto, com certeza só tem a ganhar, isso melhorar muito as  condições de trabalho dos agricultores em suas propriedades”, frisou Dalmasio.

O diretor do Incaper local e palestrante parceiro do projeto, Moisés Marré, afirmou que o Arranjos Produtivos é um projeto estratégico para a melhoria das condições de vida da população como um todo.


“É importante para a diversificação agrícola do município, para o enriquecimento das culturas existentes e implantação de novas culturas, beneficia a parte técnica, de capacitação, a junção das pessoas e ampliação do debate em torno de uma agricultura mas sustentável. Em Nova Venécia o projeto tem uma importância ainda maior a vai somar muito junto à categoria, num momento em que está se fortalecendo a Cooperativa da agricultura familiar, recém-criada no município. O impacto do 1º Seminário do projeto realizado em Nova Venécia foi muito positivo, despertou na comunidade rural o questionamento de como fazer uma nova agricultura, mais diversificada e, em consequência, irá potencializar os resultados financeiros dos produtores".

Ele ainda agradeceu a ALES pela iniciativa. “Quero agradecer muito a Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente Marcelo Santos, grande incentivador do projeto; agradecer também a Joelma Costalonga, diretora da Casa dos Municípios da Assembleia e ao Governo do ES por trazerem essa iniciativa e despertar em nós essa necessidade de organização. O Conselho dos Arranjos Produtivos municipal só tem gratidão e tenho certeza que daqui há pouco tempo estaremos colhendo os frutos palpáveis dessa grande iniciativa”, ressaltou Moisés Marré.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova e parceiro do projeto no município, Wasley Darós Cesconetto, também parabenizou a iniciativa pela proposta e compromisso com uma agricultura mais limpa e sustentável. 

“É muito valiosa essa iniciativa da Assembleia juntamente com o Governo do ES, mostra a preocupação de nossos representantes políticos em fortalecer os municípios, promovendo a descentralização dos recursos. Os municípios, principalmente os municípios do interior precisam dessas ações que vão impactar diretamente no agricultura e representam melhoria da qualidade de vida para as famílias camponesas e desenvolvimento para toda a cidade", expressou Darós.


Projeto “Arranjos Produtivos - Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade”

Em suma, o projeto prevê diversas atividades e formação capacitando o trabalhador rural para acessar os recursos subsidiados pelo Estado. Os trabalhadores rurais interessados poderão, a partir do acesso aos recursos, diversificar a produção de culturas, sempre com foco na sustentabilidade e no aumento da renda. O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, executado pela Casa dos Municípios, em parceria com o Governo do Estado, Aderes, Incaper, Senar e Sebrae.





Postagem Anterior Próxima Postagem