Previsão é de risco de chuva forte nesta terça (23) em grande parte do Brasil; veja Regiões


A circulação dos ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, está espalhando o ar úmido por quase todo o país, facilitando a formação de grande quantidade de nuvens e chuva.


Nesta terça-feira (23) começa a se formar um forte corredor de umidade, do Norte para o Sudeste e o Nordeste do Brasil, que será o início da organização de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS (lê-se zacas). Isto vai manter a nebulosidade e a chuva sobre grande parte do país.

Ventos marítimos, moderados levam mais umidade para o Paraná e para o Sudeste gerando mais nuvens e chuva.

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no litoral da Região Norte.


Temperatura em queda

Os próximos dias serão marcados por muita nebulosidade , chuva e ventos frios sobre o Sudeste e o Sul do Brasil, que vão manter a temperatura amena, em patamares muito abaixo do que vinha sendo observado nos últimos dias.

Capitais como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória devem registrar as menores temperaturas do ano, até agora.

Temporal com raios sobre São José dos Campos (SP) (Foto: Eliana Gati)


Confira detalhes da previsão do tempo para o Brasil para 23/01/2024 -terça-feira

Região Sul

O ar úmido predomina sobre o Sul do Brasil e muitas nuvens se formam sobre a maior parte da Região. Ventos marítimos levam o ar frio do mar o interior da Região. O excesso de nebulosidade e o ar frio deixam a temperatura amena.

O sol aparece forte apenas sobre o Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no norte e noroeste do estado.

O dia fica chuvoso no Vale do Itajaí, no litoral norte catarinense e no litoral do Paraná e Grande Curitiba. Pode chover forte.

As demais áreas de Santa Catarina e no Paraná têm pancadas de chuva frequentes e períodos com sol. Há risco de fortes rajadas de vento


Região Sudeste

Uma grande quantidade de umidade chega ao Sudeste vinda ao mesmo tempo do Norte do Brasil e do oceano. O excesso de umidade e a tendência de pressão do ar baixa no interior geram muitas nuvens de chuva por todo o Sudeste.

O dia fica chuvoso no leste de São Paulo (inclui Campos do Jordão, litoral e Grande SP), no Sul Fluminense (região de Resende e de Angra dos Reis)

A região entre Campos dos Goytacazes (RJ) e Vitória (ES) têm sol pela manhã e pancadas de chuva chuva só a partir da tarde.

No restante do Sudeste, o tempo fica muito instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, podendo chover forte várias vezes no decorrer do dia. Pode chover forte no Grande Rio, na Grande Belo Horizonte e na Grande São Paulo.


Região Centro-Oeste

O ar úmido já predomina sobre o Centro-Oeste e grande quantidade de nuvens carregadas se forma por toda a Região.

Praticamente todo o Centro-Oeste tem um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora, mas o sol pode aparece em alguns momentos, sempre em meio a muitas nuvens.

Na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e no norte/noroeste de Mato Grosso, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite.


Região Nordeste

O ar úmido está sobre o Nordeste e a presença de uma frente fria no litoral da Bahia geram nuvens carregadas sobre a Região. A Zona de Convergência Intertropical leva mais nuvens para a costa norte do Nordeste.

O dia é com sol forte e chuva isolada, passageira, no litoral do Ceará, no Rio Grande do Norte, no litoral e agreste da Paraíba e de Pernambuco.

No sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, no sertão de Pernambuco e de Alagoas, em Sergipe e na Bahia, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Pode chover forte.

O restante da Região tem períodos com sol forte e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite


Região Norte

Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Norte por causa do ar quente e úmido que predomina sobre a Região e da proximidade a instabilidade da Zona de Convergência Intertropical.

Roraima e a região de fronteira da Venezuela com o Amazonas têm sol forte e tempo seco, sem chuva.

No Tocantins e Amapá, têm períodos de sol, pancadas de chuva frequentes, a qualquer hora e que podem ser fortes.

Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece forte por várias horas e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.


Alerta meteorológico para 23/01/2024 -terça-feira inclui o ES

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, oeste e norte de Santa Catarina (inclui Vale do Itajaí), interior do Paraná e Grande Curitiba, centro, oeste, leste e sul de São Paulo, centro-norte do Rio de Janeiro, Grande BH, centro-leste de Minas Gerais, sul e norte do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul (exceto sudoeste do estado), norte de Mato Grosso, Sergipe, interior de Alagoas, sertão da Paraíba, centro-sul do Ceará, centro-norte do Piauí, Maranhão, Pará, sul e oeste do Amapá, Amazonas (exceto áreas próximas de Roraima e da Venezuela, Acre e Rondônia.


Com informações do Climatempo



Postagem Anterior Próxima Postagem