Nicia Nuss decidiu abraçar a vida de empreendedora para ter mais tempo para se dedicar à maternidade
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2024/P/R/RIOQKGRPaYV1sUu0FWNA/whatsapp-image-2024-02-01-at-16.28.14.jpeg)
Ter um emprego, construir uma carreira e buscar estabilidade foram alguns dos conselhos que Nicia Nuss cresceu ouvindo. Empreender nunca pareceu uma opção, mas a vontade de ter o próprio negócio sempre ocupou um espaço nos sonhos da empresária. Depois de decidir virar a chave da sua carreira, ela começou a fazer cursos online de tábuas de frios e, hoje, já conta com um faturamento de mais de R$ 1 milhão.
Foi depois de anos trabalhando em uma multinacional que Nuss percebeu que a carreira corporativa que os pais sonharam para ela não a preenchia da forma como desejava. Assim, em 2017, a empreendedora decidiu começar a usar o amor que tinha pela culinária para fazer uma renda extra. Na época, passou a fazer marmitas saudáveis na cozinha de casa e vender as refeições no próprio trabalho.
Gostando cada vez mais de trabalhar na cozinha, a empreendedora foi convidada por uma colega da empresa para atender uma formatura. “Era um jantar para 40 pessoas, nunca tinha feito algo nessa dimensão. Decidi cobrar só o preço de custo, porque meu objetivo era só testar minha aptidão. No mesmo dia que senti o gostinho de fazer aquilo, decidi que investiria nesse sonho”, conta Nuss.
Em novembro de 2017, a empresária se juntou ao marido para começar um trabalho como personal chef, ainda conciliando com o cargo na multinacional. Juntos, os dois começaram a oferecer serviços para eventos.
Com o sucesso da ideia, Nuss percebeu que, caso se dedicasse inteiramente a isso, teria mais tempo para estar com seu filho, que, na época, estava com três anos. Em abril de 2018, a empresária decidiu deixar o trabalho como CLT para mergulhar integralmente na vida de empreendedora.
“As coisas foram dando muito certo, investi em um curso de gastronomia e em poucos meses eu já ganhava o equivalente ao meu antigo salário. Mas, menos de dois anos depois, veio a pandemia, que me obrigou a reinventar todo o meu trabalho.”
Sem poder continuar nos eventos presenciais, Nuss decidiu apostar em um produto que fazia parte de alguns dos seus trabalhos: as tábuas de frios. Na mesma época, o marido da empreendedora foi desligado do emprego e começou a ajudar a esposa na entrega dos produtos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2024/f/7/WmfXT0TRGjDpi0jofFfA/tabua-frio.png)
No final de 2020, ainda sem perspectivas de retomar o trabalho com eventos, ela decidiu investir em um curso de marketing digital. “Quando comecei o curso, vi que havia uma promoção para os primeiros inscritos, que ganhariam três semanas de assistência para montar seu produto digital. Na época, eu nem sabia o que era isso, mas fui me aprofundando e, já no início de 2021, estava pronta para lançar o meu curso de tábuas de frios”, conta Nuss.
Segundo a empreendedora, a ideia foi um pedido dos próprios clientes, que, com frequência, queriam aprender a montar as tábuas. Depois do lançamento, em abril de 2021, o curso se tornou o principal empreendimento de Nuss, que já gravou uma segunda versão das aulas no início do ano passado. Após o fim do isolamento social, a empresária manteve essa frente de negócio e retomou o trabalho como personal chef.
Em 2022, a lista de empreendimentos da empresária cresceu mais uma vez a pedido dos clientes. “Muitos alunos me perguntavam onde eu comprava as peças que eu utilizava nas aulas. A partir disso, vi uma oportunidade de negócio e decidi lançar meu e-commerce, onde vendo algumas peças que eu utilizo no curso”, explica.
Hoje, Nuss conta com dois CNPJ, um para os trabalhos presenciais e outro para o serviço digital. Em 2023, apenas a empresa digital alcançou um faturamento total de R$ 1 milhão.
Para os próximos anos, a empreendedora afirma que seu maior objetivo é não apenas aumentar o faturamento, mas continuar com o estilo de vida que o empreendedorismo proporcionou. “Hoje eu trabalho muito mais do que trabalhava no CLT, mas trabalho muito mais feliz. Estou perto do filho, consigo estar mais presente na vida dele e tenho mais qualidade de vida graças à decisão que tomei de apostar nos meus sonhos”, conclui.
Fonte: Empresas e Negócios G1