VÍDEO | Desabamento de casa mata uma pessoa e prefeitura decreta emergência


Três pessoas morreram e duas seguem desaparecidas em Petrópolis. Mais de 150 ocorrências foram registradas na cidade.


Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o Governo do Estado confirmou a morte de uma pessoa por deslizamento de terra.

O Corpo de Bombeiros ainda faz buscas por uma vítima que estaria soterrada sob os escombros de uma casa que desabou, na Comunidade da Coreia. Duas pessoas foram resgatadas com vida pelos bombeiros.

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, decretou estado emergência às 22h45 dessa sexta-feira (22) por conta da forte chuva que atingiu a cidade ao longo do dia.

Três pessoas morreram e duas seguem desaparecidas no desabamento de um prédio no bairro Independência. Quatro pessoas foram resgatadas com vida.

Nas redes sociais, o prefeito Rubens Bomtempo, comentou que Petrópolis já sofreu muito com a chuva durante o dia. "Nossa cidade está em estágio de crise. Anunciamos também decreto de emergência, em função da possibilidade do alto volume pluviométrico registrado, com consequências em diversos pontos, e a possibilidade deste cenário continuar nos próximos dias", disse Bomtempo.

De acordo com a Defesa Civil, o bairro Independência é o ponto de maior atenção. Foram mais de 270mm de chuva em 24 horas. Mais de 150 ocorrências foram registradas na cidade.

Quarenta militares especializados em salvamento em desastres e cães farejadores do canil do Corpo de Bombeiros RJ estão empenhados para auxiliar nas buscas pelos desaparecidos.

A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo e pode emitir alertas a qualquer momento. Não enfrente áreas inundadas. Em caso de emergência, disque 199.

Às 14h40, o órgão recomendou o fechamento do comércio do Centro Histórico devido à inundação que também atinge a Rua do Imperador.

Às 14h50, a Defesa Civil alterou o estágio operacional da cidade para alerta tendo em vista a ocorrência de chuva muito forte na cidade.

Às 19h45, o órgão alterou o estágio operacional da cidade para CRISE.



Recomendação do Centro Integrado de Comando e Controle

O decreto foi uma recomendação do Centro Integrado de Comando e Controle - grupo que reúne instituições e órgãos envolvidos no preparo e na resposta às chuvas em Petrópolis (órgãos da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar e concessionárias Enel e Águas do Imperador).

Instalado pelo prefeito Rubens Bomtempo na última quarta-feira (20), o Centro Integrado de Comando e Controle está funcionando no prédio principal da Prefeitura (na Avenida Koeler), com representantes das instituições e órgãos participantes.



Fonte: G1 Região Serrana


Postagem Anterior Próxima Postagem