VÍDEO | Redemoinho arranca telhas de bar e assusta clientes no interior do ES


O caso aconteceu em Colatina no último sábado (16). De acordo com o filho do dono do bar, cerca de 10 pessoas estavam no estabelecimento e ficaram assustados com a força do vento.


Um redemoinho que se formou na zona rural de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, arrancou telhas de um bar e assustou os clientes que estavam no estabelecimento no último sábado (16). O caso aconteceu no bairro Bela Aurora.

O estudante José Victor Ferreira, de 15 anos, gravou um vídeo que mostra o fenômeno. Ele é filho do dono do bar.

"Eu estava sentado mexendo no celular, com a minha família. Escutei um som de ventania e vi um monte de folha rodando. Cheguei até a brincar que era o Saci, mas depois foi crescendo e fiquei assustado", contou o adolescente.

O vídeo mostrou parte do telhado do bar sendo arrancada pelo vento. Alguns clientes chegam a se afastar, com receio de que alguém se machucasse. Mas ninguém se feriu. De acordo com o filho do dono do bar, cerca de dez pessoas estavam no estabelecimento na hora do fenômeno ter sido registrado.


"Elas ficaram assustadas pensando que era um negócio de outro mundo. Já tinha visto redemoinho, mas não desse tamanho", comentou o adolescente.


O que é um redemoinho?

Os redemoinhos são ventos em espiral que se formam a partir do Sol, em dias quentes, sem muitos ventos, mas com calor. Segundo o meteorologista Ivaniel Fôro, diferentemente dos tornados (apesar de aparências parecidas), os redemoinhos se formam a partir do solo para cima e não das nuvens para o chão.


"O solo quente permite com que o ar suba e forme um espiral. Acontece principalmente em locais com tempo aberto, muito seco e muito quente", explicou o especialista.

Outra diferença é que um redemoinho não é tão perigoso quanto um tornado. "O risco é mínimo se comparado a outros fenômenos. O vento tem uma velocidade que em média tem de 45 km/h a 50 km/h, podendo chegar a 100km/h, no caso do redemoinho e dura de 3 a 4 minutos, diferentemente de um tornado, que pode ter uma velocidade de mais de 200 km/h", afirmou Ivaniel.



Fonte: G1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem