Fátima Bernardes conta que deixou o Encontro por diagnóstico de câncer



Em 2022, Fátima Bernardes tomou a decisão de deixar o comando do programa “Encontro”, criado por ela em 2012. A apresentadora revelou que recebeu um diagnóstico que a fez repensar sua carreira e decidir que não queria mais cobrir pautas ligadas a assuntos pesados como tragédias.


Diagnóstico e tratamento

Fátima compartilhou em entrevista à revista Veja como foi receber o diagnóstico de câncer no endométrio, a parede que reveste o útero. “Temi mais pelo que viria pela frente. Tinha visto a minha irmã, que está bem, atravessar um processo difícil com a doença. Comigo, recebi o diagnóstico de câncer do endométrio numa quinta e, no domingo, operei”, relatou.



Reflexão e mudança

A apresentadora explicou que o diagnóstico precoce permitiu um tratamento menos invasivo. “Felizmente, estava no início e não precisei de rádio nem químio. O susto me fez repensar a vida. Foi ali que decidi não trabalhar mais no Carnaval e comecei a preparar minha saída do Encontro.”


Trajetória no “Encontro“

O programa Encontro representou uma mudança significativa na carreira de Fátima, que deixou o Jornalismo da Globo para se dedicar ao Entretenimento. Mesmo assim, o programa, agora apresentado por Patrícia Poeta, continua abordando temas atuais. Fátima explicou que, após uma década, não queria mais lidar com assuntos complicados. “O Encontro deu certo, tanto que segue no ar. Só que, depois de uma década, não ambicionava mais aquilo. Não quero mais nada que me vincule ao jornalismo. Cansei de entrevistar mães de crianças que foram mortas pela polícia, vítimas de tragédias. Essa contribuição eu já dei. Foram 35 anos nessa dureza. Hoje, só quero mesmo o entretenimento”, afirmou.


Novo caminho


Depois de deixar a Globo, Fátima considerou ficar um tempo fora do ar, mas aceitou o convite para fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos para o seu canal, mudando seus planos iniciais.


Entenda o que é câncer de endométrio

Segundo o Hospital A.C. Camargo, “Câncer de endométrio Cerca de 95% das neoplasias malignas do corpo do útero têm origem no endométrio. O câncer de endométrio é a 7ª causa de câncer no mundo, sendo diagnosticados cerca de 200.000 novos casos por ano. Usualmente acomete mulheres na pós-menopausa e com idade média de 60 anos. Cerca de 20% dos casos são diagnosticados em mulheres entre 40 e 50 anos.

O principal fator de risco para desenvolver o câncer de endométrio é a exposição contínua do endométrio ao hormônio estrogênio sem oposição da progesterona. A obesidade é importante fator de risco, tornando o câncer de endométrio uma das principais neoplasias relacionadas à obesidade”.


Fonte: Terra Notícia
Postagem Anterior Próxima Postagem