Segundo Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, RG antigo tem validade até 2032. Mais de 12,1 milhões de brasileiros já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional.
Modelo da nova carteira nacional de identidade — Foto: Itep/Divulgação
Com a chegada da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o antigo RG, com impressão do polegar, perde a validade?
A resposta é sim! Mas, segundo o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o cidadão pode usar a antiga versão até 2032.
De acordo com a pasta, apesar do antigo documento ter prazo de validade, "o cidadão pode solicitar a nova carteira de identidade a qualquer tempo". A nova CIN pode ser tirada em 25 estados e no Distrito Federal. De acordo com o MGI, apenas Roraima ainda não emite o documento.
Desde quando começou a ser emitida no país, em janeiro deste ano, cerca de 13 milhões de pessoas tiraram o documento até sexta-feira (20).
Até bebês podem ter novo documento
Carteira de Identidade Nacional, novo RG — Foto: Divulgação
A nova CIN pode ser tirada por brasileiros de qualquer idade, inclusive bebês, e unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Isso possibilita "melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil", diz o governo federal.
A CIN segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.
No Estado do Espírito Santo, sua emissão é de competência do Instituto de Identificação da Polícia Científica. Para ver mais informações e saber onde tirar o novo documento no ES, acesse a página PCIES.
Da Redação / Com informações do g1