Prefeitura de Jaguaré antecipa ações de combate à chikunguya e decreta situação de emergência no município; quase totalidade das notificações são encontradas dentro das residências; proprietários de terrenos baldios devem manter os locais limpos
O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, assinou decreto de emergência de número 172/2025, que declara situação excepcional de emergência na saúde pública. O decreto publicado nesta quarta-feira, 07, define execução de ações necessárias ao combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e para intensificação do Programa Municipal de Combate e Prevenção à Chikungunya.
O município tem intensificado esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus. Essas doenças causam diversos sintomas consideravelmente graves e que podem levar o paciente a óbito. Até o momento já foram registrados 165 casos confirmados e 618 notificações da doença. Entre as determinações do decreto, destaca-se a autorização de ingresso forçado de agentes de fiscalização às áreas externas de imóveis públicos e particulares.
🚨 Perigo em casa
A Secretaria Municipal de Saúde, já desenvolve diversas ações, como mutirões de limpeza pelos bairros, começando pelo Bairro Seac, onde se concentra a maior dos casos em Jaguaré. Na cidade, 90% dos casos encontrados estão dentro de residências, o que significa que o problema se torna mais sério, devido à proximidade das pessoas com os criadouros do mosquito.
A Secretaria de Saúde orienta, que a população faça imediatamente a limpeza dentro de suas casas e quintais para eliminar os focos. Proprietários de terrenos baldios devem ficar atentos quanto à realização de limpeza com frequência dos seus lotes. Dada a gravidade da situação, penalidades – como advertência e multas, devem começar a ser aplicadas.
