A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, realizou uma operação de combate ao furto de energia elétrica na zona rural de Boa Esperança. As ações ocorreram nessa segunda-feira (05) e nesta terça-feira (06).
A primeira fiscalização foi realizada no Córrego do Ingá, na tarde da última segunda-feira (05). No local, foi constatada uma ligação clandestina que abastecia uma residência e um secador de café e pimenta. Durante a inspeção, a equipe verificou que o disjuntor do equipamento de medição encontrava-se desligado, além de outras irregularidades.
O responsável pelo imóvel, de 47 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia e autuado em flagrante por furto qualificado. Ele foi liberado para responder em liberdade, após o recolhimento da fiança arbitrada pela autoridade policial da Central de Teleflagrante.
Na manhã de terça-feira (06), a equipe seguiu ao Córrego Parajú, na zona rural de Nova Venécia, com o objetivo de apurar um possível furto de energia elétrica em uma unidade consumidora não identificada.
Ao iniciar a inspeção, a equipe constatou a ausência do medidor. Foi identificada uma ligação com medição direta, sem qualquer registro nos sistemas da EDP. Dessa forma, toda a energia consumida não estava sendo registrada para fins de faturamento, impossibilitando a cobrança pela empresa.
O responsável, de 27 anos, também foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia. Ele foi autuado em flagrante por furto qualificado e encaminhado ao sistema prisional.