Dupla cidadania? Onça gigante acaba com rivalidade e une Brasil e Argentina


Hendu é onça-pintada "sem fronteiras" que transita livremente na fronteira de Brasil com a Argentina

Onça Hendu. (Foto: Projeto Onças do Iguaçu)

A rivalidade entre Brasil e Argentina pode até existir no futebol, mas, quando se trata da proteção do meio ambiente, a cooperação entre os dois países tem sido fundamental para a preservação de um gigante.

Hendu é uma onça-pintada macho de 67 quilos e 2,5 metros de comprimento, que mobilizou uma verdadeira força-tarefa entre os dois países.
Onça sem fronteiras


Hendu foi a primeira onça-pintada a receber um colar de monitoramento, neste ano, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A onça foi flagrada pela primeira vez na Argentina, em 2020, e, em fevereiro do ano passado, “deu as caras” no Brasil.

Desde a instalação do colar, no último dia 23 de abril, os pesquisadores do Projeto Onças do Iguaçu monitoram cada passo do felino. E, durante uma de suas andanças, Hendu exigiu que ambientalistas — e até a guarda argentina — entrassem em ação.

Dias após o início do monitoramento, a onça chegou muito perto da Ruta 101, na Argentina, uma estrada que corta o Parque Nacional Iguazú, onde o risco de atropelamento é alto.

Diante da situação, o Proyecto Yaguareté, no país vizinho, acionou os guarda-parques argentinos, que imediatamente montaram uma blitz para reduzir a velocidade dos veículos e proteger Hendu.

Graças à ação imediata dos conservacionistas, Hendu continua em segurança e batendo perna na fronteira entre os dois países.

“Esse é um exemplo lindo de como dois países e dois projetos podem trabalhar juntos pela conservação das onças no Corredor Verde. 💪🐆”Projeto Onças do Iguaçu.

Conforme o projeto, Hendu quer dizer ouvir, escutar. Ele não é a única onça que circula entre os dois país, o que reafirma a importância da colaboração entre as duas nações.

Dia em que Hendu foi capturado. (Foto: Projeto Onças do Iguaçu)

Fonte: Primeira Página


Postagem Anterior Próxima Postagem