Caso aconteceu durante confusão generalizada em um evento em Viana, na Região Metropolitana de Vitória. Corregedoria da Polícia Militar investiga o caso.
Um empresário de 32 anos perdeu um dos olhos após ser atingido por uma bala de borracha durante ação da Polícia Militar em um evento realizado em Viana, na Região Metropolitana de Vitória, na noite de sábado (10). Segundo a PM, os militares foram acionados para conter uma confusão generalizada e precisaram utilizar "instrumentos de menor potencial ofensivo".
Parentes contaram que a vítima passou por uma cirurgia de retirada do globo ocular e agora vai ficar em repouso por 15 dias, sem receber visitas por causa do risco de contaminação. Depois, o homem vai voltar ao médico e será feita uma avaliação sobre qual tratamento será necessário.
Abalados, os familiares não deram detalhes do caso e nem informaram qual dos olhos foi atingido.
A Corregedoria da Polícia Militar informou que foi instaurado um inquérito para apurar de forma isenta a conduta dos policiais envolvidos, mas que não tem prazo para finalizar a investigação.
Briga na praça
A família da vítima, que preferiu não ser identificada, informou que estava com o empresário em um evento realizado na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, em Viana Sede, quando a confusão começou.
Os militares disseram que foram acionados por várias ligações via Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) sobre uma briga generalizada em que pessoas estavam sendo agredidas com garrafas e pedaços de madeira.
Os policiais relataram que encontraram um cenário de tumulto e que foi necessário reestabelecer a ordem e proteger os envolvidos aplicando protocolos operacionais padrões de segurança.
A corporação reforçou que primeiro os agentes teriam utilizado outros meios de contenção antes dos disparos com bala de borracha.
A organização destacou ainda que os PMs que aturaram na ocorrência possuem treinamento específico e contínuo para uso responsável dos equipamentos não letais.
Evento autorizado
![]() |
Praça em Viana, Espírito Santo, onde empresário perdeu olho após ser atingido por bala de borracha durante ação da PM — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
A Prefeitura de Viana lamentou o ocorrido e disse que o evento foi autorizado pelo município com horário de encerramento marcado para 23h da sexta (9), mas a organização da festa descumpriu o acordo e seguiu com a atividade até 1h de sábado, horário em que a ocorrência foi registrada.
A administração reforçou que a ação foi comandada pela Polícia Militar, e não teve participação da Guarda Municipal da cidade e que está tomando medidas administrativas para que este tipo de situação não volte a ocorrer.
Fonte: G1 ES