
Candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Espírito Santo passaram a contar com regras mais simples durante o exame prático de direção. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) confirmou que as manobras de baliza e ladeira não fazem mais parte da avaliação, medida que já traz alívio a muitos aspirantes a motoristas.
A alteração foi oficializada após a publicação de uma portaria complementar à resolução federal que trata do exame prático de direção veicular. Com a mudança, além da retirada dessas etapas consideradas mais complexas, os candidatos também poderão realizar a prova em veículos com câmbio automático.
Segundo o Detran-ES, não há mais restrição quanto ao tipo de automóvel utilizado no exame, desde que o veículo esteja regularizado, com a documentação em dia e em boas condições de uso. A flexibilização vale para todas as categorias permitidas, respeitando as normas de circulação.
O órgão explica que a Resolução nº 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tem como foco a desburocratização da formação de condutores, não define qual tipo de veículo deve ser exigido na prova prática.
“O Detran-ES informa que a Resolução do Contran nº 1.020/2025 não estabelece o tipo de veículo que poderá ser utilizado durante a prova prática de direção veicular. Portanto, desde que obedeçam às regras de circulação, estejam com a documentação em dia e em bom estado de conservação, podem ser utilizados quaisquer veículos adequados a cada categoria”, destacou o departamento em nota.
A decisão do Detran capixaba segue o mesmo caminho adotado pelo Detran de São Paulo, que já permite a realização do exame prático em carros automáticos para candidatos que não necessitam de veículos adaptados.
De acordo com o Detran-SP, a iniciativa leva em consideração o crescimento da frota de veículos automáticos no país e amplia as opções para os candidatos, sem comprometer os critérios técnicos exigidos nas avaliações.
As mudanças fazem parte de um conjunto de atualizações nas regras para obtenção e renovação da CNH. Entre as principais novidades está o fim da obrigatoriedade de contratação de autoescola para quem deseja aprender a dirigir e realizar as aulas práticas, o que pode tornar o processo mais acessível e flexível para os futuros condutores.

.gif)