Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos


O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que agora só faltam documentos para o Brasil começarem os testes em humanos da vacina contra crack e cocaína. - Foto: arquivo

Finalmente! O Brasil deverá começar em breve os testes em humanos da vacina contra a dependência de crack e cocaína. Palavra do ministro da Educação, Camilo Santana.

Ele revelou esta semana, durante evento no Espírito Santo, que a vacina Calixcoca, entrou na fase de preparação documental. Depois disso, os ensaios clínicos em humanos poderão ser iniciados.

A vacina contra crack e cocaína foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais.


+ dos testículos

O imunizante já passou por testes em laboratório e apresentou resultados inovadores em animais, com patente nacional e internacional.

O coordenador do estudo, Frederico Duarte Garcia, disse que a vacina produz anticorpos que se ligam à droga e impedem que ela atue no cérebro.

O tratamento funcionaria como complemento para pacientes que já estão em abstinência e buscam se manter por muito tempo da dependência.


Primeira do mundo

Se for aprovado, a Calixcoca poderá ser a primeira vacina do mundo criada para atacar os efeitos das duas drogas.

“Tem potencial de ser a primeira vacina antidoping do mundo e revolucionar o tratamento da dependência química”, afirmou o ministro.


Prêmio internacional

Em 2023, a vacina brasileira contra cocaína e crack da UFMG, venceu o Prêmio Euro Inovação de Saúde .

A Calixcoca ganhou a categoria “Destaque” por atuar de forma preventiva no tratamento de substâncias químicas dependentes.

A equipe de cientistas recebeu 500 mil euros, o equivalente a R$ 2,5 milhões do prêmio Prêmio Euro, organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que atua em 20 países.



Fonte: Só Notícia Boa



Postagem Anterior Próxima Postagem