Sefaz contribui para modernização do trabalho durante a pandemia



Desde a primeira semana de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Getec) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) tem trabalhado para a modernização do trabalho no ambiente da Secretaria. A preparação de acessos remotos - Virtual Private Network (VPN) - para os servidores em home office e a adoção de ferramentas de comunicação on-line para as reuniões periódicas das equipes foram algumas das tarefas desempenhadas neste período.

“A Getec implantou, de forma imediata, uma ferramenta de interatividade e colaboração com o objetivo de realização de reuniões através de salas de chat e videoconferência contribuindo para melhor desempenho das atividades das equipes de tecnologia”, disse o gerente de Tecnologia, Marcelo Cornélio.
“Agora estamos trabalhando com foco na melhoria da experiência do usuário interno e do cidadão capixaba”, completou.

Modelo de gestão

O modelo de gestão adotado pela Getec foi a utilização de uma linguagem direta e transparente, incluindo a desburocratização dos níveis de acesso definidos por organograma. "É importante respeitar o papel de cada membro da equipe, há necessidade de uma visão disruptiva, ou seja, que provoque a equipe para uma ruptura nos padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidas", acrescentou o gerente.

Desde o ano passado a Getec realizou diversas entregas importantes no setor de tecnologia como a Gestão de Projetos mesclando a metodologia Ágil x Waterfall, a realização de Workshops e Benchmarking, a reestruturação do catálogo de serviços e a implantação dos SLAs (Service Level Agreement) e OLAs (Operational Level Agreement), que permite atualmente determinar o tempo de atuação das demandas maior para fluidez e celeridade nos atendimentos, dentre outras.

Outras entregas

Além de ações internas, a Getec entregou mais de 55 projetos relacionados a sistemas e infraestrutura do ecossistema da Secretaria. Para o cidadão capixaba, a equipe de tecnologia contribuiu para as seguintes entregas nesse período:

- APP Menor Preço;
- Nota Fiscal Avulsa para Pessoa Física e Produtor Rural;
- Ampliação do Sistema Cooperação Fiscal, ambiente interativo dentro da Agência Virtual (AGV), no qual a Sefaz publicará as inconsistências, e os contribuintes poderão, eventualmente, apresentar justificativas ou providenciar a correção com redução de multas;
- Site do Monitoramento do Preço do Combustível;
- Site de Consulta NFe dos Órgãos Públicos disponibilizado no Portal da Transparência;
- Melhoria no ambiente do Fale Conosco e Orientação Tributária que facilitou a interação com os cidadãos;
- Alteração nos sistemas da Sefaz em atendimento aos decretos que surgiram no cenário dos eventos ocasionados pelas enchentes no sul Estado e da pandemia da Covid-19.

Ações futuras


Uma das mudanças que acontecerá em breve será a implementação do uso de indicadores “Key Performance Indicators” (KPIs), uma ferramenta de suma importância para apoiar planejamento quando se fala em gestão por resultados.


Assessoria de Comunicação da Sefaz


Clique aqui
 e receba nossos conteúdos diariamente.




Postagem Anterior Próxima Postagem