TRÊS SANTAS: ES ganha novo circuito turístico


Circuito abrange os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Santa Teresa. Além da paisagem, cidades reúnem arquitetura, gastronomia e agroturismo.

Santa Teresa-ES, berço Cultural, gastronômico e turístico da região

As três santas da região Serrana do Espírito Santo viraram, nesta quinta-feira (24), a nova rota turística do estado. O anúncio do circuito que abrange os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa foi feito pelo governo estadual.

Localizados na Região dos Imigrantes, com fortes influências da cultura europeia, os municípios oferecem uma experiência de história, agroturismo e arquitetura, com construções que datam do final do século 19 e meados do século 20.

O circuito também é berço de uma religiosidade trazida pelos imigrantes, refletida em belas igrejas, festas e tradições herdadas, principalmente, pelos pomeranos, alemães, italianos e austríacos.

No caso de Santa Maria de Jetibá, a tradição herdada é a da religião luterana, em função da colonização pomerana.

Além das belezas históricas e culturais, a rota abriga cachoeiras, vales e montanhas. Entre as atrações mais conhecidas estão a Cachoeira Véu da Noiva e Moxafongo, em Santa Leopoldina, a Barragem do Rio Bonito, onde é possível fazer passeios de barco ou caiaque, a rampa de voo livre em Santa Teresa e a Pedra do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.

As “Três Santas” colecionam, ainda, títulos na agropecuária. Os três municípios são os maiores produtores de uva e vinho (Santa Teresa), ovos (Santa Maria de Jetibá) e gengibre (Santa Leopoldina). Na região é possível encontrar propriedades ruais abertas para visitação.

A influência europeia pode ser experimentada, inclusive, na culinária local. Mantendo as tradições, alguns estabelecimentos servem receitas que passam de geração para geração como os pães Milchbrot, Spitzbuben, Käsekuchen, Streusel Kuchen, Strudel, biscoitos caseiros de nata, polvilho ou amanteigado.


História

Considerada o marco da cultura pomerana no Espírito Santo, Santa Maria de Jetibá surgiu da chegada dos primeiros imigrantes, vindos da Soberania, a partir do ano 1857. O município alcançou sua emancipação em maio de 1988.

É possível encontrar um empenho para a transmissão dos costumes e da língua pomerana, através da dança, música e gastronomia.

Conhecida como “filha do sol e das águas”, Santa Leopoldina está situada a 47 km de Vitória e tem em seu território um importante acervo arquitetônico do Espírito Santo, com 36 prédios tombados como patrimônio estadual.

As construções, erguidas no final do século 19 e meados do século 20, marcam o tempo em que o município vivia seu apogeu econômico. Fora do centro, é possível encontrar matas, montanhas, cachoeiras e trilhas ecológicas.

Já Santa Teresa, 83 km da capital, acumula os títulos de capital estadual do Jazz e do Blues, da Gastronomia e Italiana e de Pioneira da Imigração Italiana no Brasil.

Berço da colonização italiana no Brasil, o município teve sua história iniciada em 1874 e integra a Rota Imperial.

Cerrcado por montanhas, Santa Teresa tem a identidade marcante que combina a cultura, natureza – com cerca de 40% do território coberto por Mata Atlântica – e o agroturismo.

Fonte: G1 ES 



Postagem Anterior Próxima Postagem