5 chás com potencial terapêutico para tratar a insônia


Uma boa noite de sono é revigorante e, sobretudo, necessária para manter a saúde física e mental em dia, sabia? Quando o tempo de descanso é pouco, o corpo começa sofrer com esse efeito e dar sinais de que as coisas não vão bem.

Isso acontece, porque dormir tem um papel importante na restauração da energia cerebral e é responsável pelas sensações de bem-estar diurno.

Portanto, apresentar desordem no sono, mesmo que por pouco tempo, deixa o indivíduo mais suscetível a doenças, como hipertensão, distúrbios endócrinos, diabetes e problemas imunológicos.

Já a longo prazo, dormir menos que o necessário resultará em distúrbios cognitivos-comportamentais, redução do pensamento criativo, menor aprendizado e interação social, déficit de memória e dificuldade em tomar decisões.

A insônia

Assim, quando a qualidade do sono é insatisfatória e/ou a quantidade é inferior ao recomendado, o quadro recebe o nome de insônia. Essa psicopatologia pode persistir por períodos indeterminados e causa dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo e despertar precoce.

"Estresse, depressão, ansiedade e insônia costumam exacerbar-se mutuamente. Quem apresenta esse distúrbio no sono podem ser mais impactados por essas condições mentais por não dormir", explica a nutricionista Adriana Stavro. Além disso, o inverso é verdadeiro: tais condições psicológicas também podem desencadear a insônia.

O impacto emocional não para por aí: a falta de sono pode levar a intensificação dos sentimentos de nervosismo, irritabilidade e inquietação. Por isso, tratar os problemas de sono é fundamental para ter uma vida saudável e equilibrada em diversas esferas.

Mudança de hábitos

Manter um bom estilo de vida pode ser suficiente para combater e prevenir diversas doenças, bem como a insônia. Portanto, o conselho de Adriana é cultivar hábitos diários que sejam favoráveis para a manutenção de uma boa noite de sono. Alguns deles são:
  • Evitar café;
  • Evitar chás preto e verde;
  • Evitar o consumo de chocolate após as 14h00;
  • Não ingerir álcool à noite, pois a vontade de ir ao banheiro poderá interromper os estágios mais profundos do sono.

O poder terapêutico dos chás

Se as mudanças ainda não foram suficientes para garantir uma noite tranquila, a nutricionista dá uma dica de ouro: 5 ervas terapêuticas capazes de melhorar a qualidade do sono. Usá-las no preparo do chá e tomá-lo antes de dormir poderá acabar de uma vez por todas com a insônia. Confira!

1. Camomila

"É uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada para tratar problemas como insônia, depressão, estresse e ansiedade. Ela é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante", conta Adriana.

2. Valeriana (Valeriana officinalis)

A raiz de valeriana contém ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que parecem ter propriedades sedativas e estimulantes do sono.

Assim, a erva costuma ser usada como um tratamento natural para melhorar o sono, promover relaxamento e reduzir os níveis de ansiedade.

3. Passiflora (Passiflora Incarnata)

A Passiflora é um sedativo à base de plantas usado para tratar ansiedade e distúrbios do sono. Segundo a nutricionista, o chá atua aumentando o ácido gama-aminobutírico, o GABA, no cérebro.

Esse aminoácido reduz a atividade no sistema nervoso central, o que resulta em relaxamento, melhora do humor e do sono e diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

4. Lavanda

"Poucas pessoas sabem que podem beber um chá de lavanda para uma rotina noturna mais relaxante. Com um efeito benéfico ainda na insônia e depressão, você pode usar a lavanda como óleo essencial também, em um difusor, massagens ou no travesseiro", indica a profissional.

5. Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Adriana conta que a erva tem sido historicamente usada para fins medicinais, principalmente para condições psicológicas. De acordo com ela, as formas mais comuns de uso da erva-cidreira são o chá e óleo essencial.

Modo de preparo dos chás

Ingredientes:
1 colher de sopa da erva (em média 5g) ou um saquinho de chá
1 xícara (250ml) de água quente

Preparo:
Esquente a água até formar pequenas bolhas (o ideal é não ferver). Coloque a erva, feche a caneca e aguarde 10 minutos. Coe ou retire o saquinho da água. Beba em seguida. Para obter os resultados desejados, beba uma xícara do chá escolhido 30 minutos antes de se deitar.

Vale lembrar que alguns casos de insônia e outras psicopatologias requerem o uso de remédios e acompanhamento psiquiátrico e/ou psicológico. Portanto, busque sempre orientação médica para receber o tratamento adequado e nunca se automedique.

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista, especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Mestre pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia.



Postagem Anterior Próxima Postagem