Esposa de jogador diz que comeu caroço da maçã para matar a fome durante fuga da Ucrânia

Maycon e a esposa se emocionam ao reencontrar os familiares — Foto: Kleber Tomáz/g1 SP


Lyarah Vojnovic Barberan, de 23 anos, chorou de alívio e emoção ao encontrar com os pais na área do desembarque internacional do Aeroporto de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta terça-feira (1°).

Casada com o jogador Maycon Barberan, que atua na Ucrânia, ela narrou os momentos de desespero e fome durante a fuga da guerra no país, ao lado dos filhos pequenos.

"Minha mãe me perguntava: ‘Filha, vocês conseguiram levar algo pra comer?’ e eu falava: ‘Mãe, as crianças, graças a Deus, não estão passando fome, deu tempo da gente pegar duas maçãzinhas'. Eu tenho dois filhos, peguei duas maçãzinhas e meus filhos comeram. No momento que eu vi o caroço da maçã eu falei: ‘É agora que eu vou matar minha fome’. Peguei o caroço da maçã e comi".

"Só pedia calma para que meus filhos não sentissem o que eu estava sentindo".

Eles ficaram abrigados em um bunker do hotel em Kiev. Desde o início dos conflitos, um grupo de 40 brasileiros tentava deixar o local e retornar ao Brasil.

Muito emocionada, Lyarah disse ainda que tentava cantar para tranquilizar os filhos.

“Como mãe posso dizer que só tive desespero quando vi meus filhos com fome e eu mantendo a calma para eles não se desesperarem.”

Após os dias de pânico, a jovem afirma que não há ainda como saber sobre o futuro da família. Por agora, ela deseja ficar ao lado dos parentes.

"O momento agora é de curtir o meu pai, a minha mãe, de cuidar da minha mente, que tá muito cansada, fragilizada, cuidar da minha família e o resto eu sei que está na mão do melhor.”

Liara, esposa do jogador Maycon, chora ao abraçar o pai na chegada a SP — Foto: Kleber Tomáz/g1


Conflito

A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada da última quinta-feira (24). Desde então, os brasileiros passaram dias de angústia até conseguirem deixar o país.

O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo (27), em nota, que 80 brasileiros já deixaram a Ucrânia e foram para países fronteiriços.

Ainda, segundo o Itamaraty, cerca de 100 brasileiros registrados na embaixada do Brasil em Kiev ainda estavam em solo ucraniano. A reportagem não conseguiu entrar em contato com o órgão nesta terça (1º) para atualizar esse número.

A Rússia exige que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) interrompa sua expansão em direção ao leste. Putin disse considerar inaceitável a filiação da Ucrânia à aliança militar comandada pelos Estados Unidos.

Segundo Putin, a Rússia se viu sem escolhas a não ser se defender contra o que ele classificou como ameaças da Ucrânia - um estado democrático com uma população de 44 milhões de pessoas.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem