Produtores rurais do Espírito Santo já podem baixar e usar aplicativo Nota Fiscal Fácil


Os produtores rurais do Espírito Santo já podem baixar e utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). Por meio deste aplicativo, os produtores rurais poderão fazer a emissão da nota fiscal toda vez que comercializarem seus produtos.

Os produtores rurais credenciados para emitir NF-e já estão habilitados para utilizar o aplicativo da NFF, assim que fizerem o download do programa (disponível tanto para Android quanto iOS). Já os produtores que não são credenciados deverão solicitar o cadastro por meio do e-mail nffprodutor@sefaz.es.gov.br. A solicitação deverá conter o CPF e a Inscrição Estadual do produtor rural e também o nome e o CPF dos operadores.

Feito isso, o requerente receberá um e-mail de resposta com "OK" ou com o motivo do indeferimento do pedido. As dúvidas podem ser encaminhadas para o Fale Conosco da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Atualmente, muitos produtores ainda utilizam notas fiscais de papel, preenchidas à mão, para informar a venda dos produtos. Segundo o auditor fiscal Bruno Aguilar, a implantação do Nota Fiscal Fácil deverá aumentar a segurança das informações tanto para os produtores quanto para a Sefaz.

"O NFF torna o processo de emissão de notas fiscais muito mais fácil. Basta que o produtor cadastre sua propriedade, seus produtos, clientes e transportadores. Feito isso, a cada venda ele só irá precisar selecionar os produtos comercializados, informar para quem vendeu, quem irá transportar e gerar a nota fiscal", informou o auditor fiscal.

Nesta sexta-feira (11), Bruno Aguilar irá participar de uma live com o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) para falar sobre o tema. "Nós vamos abordar as principais funcionalidades do aplicativo e como ele simplifica a emissão de notas fiscais pelo produtor primário. Vale a pena assistir e conhecer mais essa inovação disponibilizada pela Sefaz a seus contribuintes", destacou Aguilar.

Há aproximadamente um mês o produtor rural Egnaldo Andreatta, de Santa Maria de Jetibá, vem testando o funcionamento do aplicativo e se diz muito satisfeito com a mudança. "Hoje a gente ainda usa a nota fiscal de papel, mas pelo aplicativo fica tudo mais prático. Se o produtor cadastrar os produtos, os clientes e os transportadores, ele consegue emitir a nota fiscal em questão de segundos", disse Andreatta.

O auditor fiscal Ivar Marques de Souza Junior lembrou que o NFF pode fazer a emissão de notas ainda que esteja sem conexão com a internet. "Sabemos que nem todos os produtores têm internet em suas propriedades, o que poderia dificultar a emissão das notas fiscais. Por isso, o sistema foi planejado de forma a permitir o cadastro offline de notas fiscais, desde que os cadastros de produtos, clientes e transportadores já tenha sido feito", explicou.

Clique AQUI para ver o funcionamento do NFF.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem