Incaper realiza workshop sobre cultura de tecidos com alunos de curso técnico


Alunos do curso técnico em Agropecuária da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Profª Aldy Soares Merçon, de Conceição do Castelo, participaram do “Workshop de Biotecnologia: A cultura de tecidos vegetais e o seu potencial para agricultura”. O evento foi organizado pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Serrano do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela coordenação do curso técnico.

O workshop aconteceu nos dias 25 e 27 de março, com o objetivo de apresentar o potencial e técnicas utilizadas pela cultura de tecidos vegetais para produções agrícolas de importância para o Espírito Santo, como morango, abacaxi, banana e alho. A Cultura de Tecidos e Células Vegetais é um conjunto de ferramentas biotecnológicas que permite a propagação vegetativa in vitro, com a formação de indivíduos geneticamente idênticos à planta matriz.

Entre as ferramentas utilizadas na cultura de tecidos, a micropropagação tem apresentado importância cada vez maior na propagação comercial mundial de várias espécies de plantas, devido às suas inúmeras vantagens, como a alta taxa de multiplicação. As mudas micropropagadas, além de produzidas em número ilimitado, têm uniformidade no tamanho e desenvolvimento, além de serem isentas de doenças e pragas. Esse tipo de cultura de tecidos também possibilita o armazenamento em longo prazo dessas plantas, o que facilita o intercâmbio e/ou programas de melhoramento genético, conforme explicou a pesquisadora do Incaper, Mirian Piassi.

A programação do workshop contou com a palestra no dia 25 do último mês, com o tema “Cultura de tecidos e células vegetais”, ministrada pela pesquisadora. Ela falou sobre a importância da cultura de tecidos, as técnicas utilizadas e as aplicações na agricultura.

“Os alunos participaram em um primeiro momento de uma abordagem teórica em sala de aula, em Conceição do Castelo, em que foram discutidos os conceitos e a potencialidade das técnicas de cultura de tecidos e células vegetais, e, de um segundo momento, onde foram convidados à prática, realizando a manipulação asséptica do material vegetal e instrumentos em câmara de fluxo laminar do Laboratório de Cultura de Tecidos e Células Vegetais do CPDI Serrano”, destacou Mirian Piassi.

No domingo (27), os alunos do curso visitaram o laboratório de cultura de tecidos vegetais no CPDI Serrano, localizado na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins. Na ocasião, os estudantes conheceram e tiveram aulas práticas de rotina do laboratório. Em seguida, tiveram prática em casa de vegetação e no campo.

A pesquisadora do Incaper e coordenadora do curso técnico em Agropecuária da EEEFM Profª Aldy Soares Merçon, Andréa Costa, destacou que o workshop deu aos alunos a oportunidade de conhecer a realidade do ambiente de trabalho em diferentes ambientes, como laboratório, campo e casa de vegetação.

“Essa prática é importante na capacitação dos alunos, pois é quando eles vivenciam a realidade encontrada no dia a dia, conseguindo compreender melhor as atividades agrícolas da região. É também o momento em que eles ligam os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a realidade do campo e conseguem interagir com as mais diferentes situações”, disse a pesquisadora.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem