VÍDEO: meteoro brilhante cruza o céu de Vitória

Meteoro brilhante cruzou o céu de Vitória — Foto: Reprodução

Um vídeo registrou o brilho de um meteoro que cruzou o céu de Vitória, na noite de quarta-feira (18). A imagem mostra que o fenômeno foi visível por um segundo, por volta das 22h.

O vídeo foi registrado por uma câmera de Vila Velha e divulgado pelo projeto Exoss, ligado ao Observatório Nacional, que faz monitoramento de meteoros no Brasil.

Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador-geral do projeto, o meteoro estava entre 90 e 100 km de altura e na direção do alto-mar.

"Um meteoro muito brilhante que atravessou os céus do Espírito Santo, na região de Vitória, por conta, certamente, da entrada de alguma partícula vinda de algum rastro de algum cometa antigo que passou e a Terra atravessou esse rastro", explicou o astrônomo.

Marcelo disse também que o fenômeno é comum.

"É muito comum de aparecer. São pequenas partículas de 3, 4 ou 10 gramas, mas por conta da alta velocidade de entrada na atmosfera, gera transferência muito grande de energia cinética que gera luz e calor, causando isso, esse fenômeno. Ali existia a lua cheia presente, o que acabou apagando um pouco o brilho do meteoro. Se a lua não tivesse cheia, claramente seria muito mais brilhante", contou.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem