Estudo aponta que a fruta-pão pode ser uma aliada potente no combate à fome

Foto: Canva

A fruta-pão é parente da jaca e tem origem asiática. É um alimento que vem sendo estudado nos últimos anos devido à sua composição nutricional rica em proteínas, vitaminas e minerais. Por ser muito acessível, a fruta-pão está sendo considerada como um possível alimento que pode ajudar a acabar com a fome.

Por que existe uma urgência em acabar com a fome no mundo?

A Organização das Nações Unidas (ONU) possui uma lista de objetivos que precisam ser alcançados até 2030 e o segundo deles é erradicar a fome, que é uma preocupação urgente. A insegurança alimentar, que já era uma questão grave, aumentou consideravelmente durante a pandemia de Covid-19.

Todo mundo precisa comer. Pessoas com fome não raciocinam direito, não se desenvolvem corretamente e ainda ficam mais propícias a diversas doenças. Nesse sentido, são necessárias medidas para resolver esse problema e um estudo mostrou que a fruta-pão pode ser uma aliada.

Como a fruta-pão pode ajudar na erradicação da fome?

A fruta-pão pode ser facilmente cultivada em diferentes continentes e é rica em proteínas de boa digestibilidade, ou seja, que são facilmente digeridas. Além disso, contém vitaminas do complexo B e minerais, como o fósforo.

Tendo em vista a composição nutricional aliada ao baixo custo, esse alimento pode ser utilizado de diversas maneiras para auxiliar no combate à fome. Por exemplo, é possível fazer uma farinha de fruta-pão bem mais nutritiva que a farinha de trigo e a farinha de mandioca. Esse alimento também pode servir como base para doces ou ser consumido cozido.

Além disso, um estudo publicado recentemente mostrou que é perfeitamente possível produzir fruta-pão na África Subssaariana, uma região muito pobre, na qual a insegurança alimentar é bem elevada. Portanto, este alimento pode ser utilizado pela população para suprir suas necessidades nutricionais. Tal iniciativa pode se estender para outros países.

Cabe destacar que além da produção de alimentos, são necessárias diversas medidas para acabar com a fome no mundo, como o acesso à educação e a geração de emprego e renda, que resultam em maior poder de compra e podem diminuir os índices de desnutrição.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem