Sinal 5G chegará a partir da próxima semana no ES


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir da próxima segunda-feira (22) a ativação do sinal 5G em Vitória.

O sinal é a versão "pura" da tecnologia chamada "standalone" (SA) e oferece mais velocidade e um baixíssimo tempo de resposta.

A data foi informada por Moisés Queiroz, conselheiro da Agência e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), em entrevista ao jornal O Globo.

Além da capital capixaba, a previsão é que no mesmo dia o sistema passe a operar também no Rio de Janeiro, Florianópolis e Palmas.

Curitiba, Goiânia, Salvador, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa já contam com a nova geração de telefonia.

Em nota, a Anatel informou que a data de liberação pode ser antecipada caso sejam atendidas as condições necessárias, que "consistem no início das atividades associadas à migração das parabólicas para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits) e na conclusão das atividades associadas à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz e à mitigação de interferências na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz".

A Agência não informou por enquanto quantas antenas 5G serão instaladas em Vitória.

>> Apenas 10 cidades do ES estão aptas a receber o 5G; confira se a sua é uma delas

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem