Eleições 2022: eleitores sem o cadastro biométrico estão aptos a votar? Entenda


O eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral não será impedido de votar nas eleições deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os cidadãos devem apenas se preocupar em ter em mãos um documento válido com foto e o título de eleitor.

Entre os documentos permitidos, estão: carteira de identidade (RG), identidade social; passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho e a carteira nacional de habilitação (CNH).

O TSE ainda reforça que os eleitores precisam estar em situação regular com o Tribunal Eleitoral. Para verificar a situação, o interessado pode acessar o site tse.jus.br ou o aplicativo e-título.

A ausência da biometria não impede o exercício do voto, pois o serviço está suspenso desde 2020 devido à pandemia da covid-19.

Já para quem tem o cadastro biométrico, há a possibilidade de utilizar o e-Título como documento de identificação, uma vez que a plataforma mostra a foto do eleitor. É importante ressaltar que só será possível emitir a via digital do título de eleitor até as vésperas das eleições.

Os cargos que disputam as eleições gerais 2022 são: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. O pleito acontece no próximo dia 2 de outubro e, caso haja um segundo turno, no dia 30.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem