Defesa Civil de Jaguaré alerta população para acumulados de chuva

Lixo e entulho nas ruas podem acarretar alagamentos e trazer transtornos à população; Defesa Civil de Jaguaré emite alerta para possibilidade do aumento do acumulado de chuvas nos próximos dias

Com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil da Prefeitura de Jaguaré informa que poderão ocorrer acumulados de chuva superior a 200 mm nos próximos cinco dias. Nas últimas 48 horas o acumulado de chuva chegou a 140 mm e a previsão é de continuidade das chuvas.

O órgão, em Jaguaré, orienta à população que evite acumular lixo e entulho nas vias públicas, pois, pode acarretar o bloqueio dos bueiros (bocas de lobo) que direcionam a água para as galerias pluviais. Um dos problemas percebidos em Jaguaré aconteceu no Bairro Irmã Teresa, onde foi constatado pela Defesa Civil que havia duas portas de guarda-roupa impedindo o escoamento da água pelas manilhas.

A Defesa Civil adverte também para os potenciais riscos de alagamentos e movimento de terra. O órgão também pede à população que esteja atenta a rachaduras em paredes e muita atenção em regiões de encosta, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Sérgio Rubens Farias.

“O grau de severidade da chuva depende muito das condições das ruas e imóveis. A população deve ficar atenta para indícios de novas trincas e fissuras nas moradias e movimentação de solo nos terrenos. Também pedimos que as pessoas evitem passar por áreas alagadas e próximas rios e córregos”, destacou Sérgio Farias

Para receber alertas em casos de chuvas, frentes frias, tempestades e alagamentos, a Defesa Civil envia notificação pelo celular através de SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP do local de residência para 40199. A população também pode acompanhar os avisos da Defesa Civil local no site da Prefeitura de Jaguaré. Em caso de emergência, deve-se ligar para a Defesa Civil pelo número 199, que funciona 24horas.


Fonte: Prefeitura de Jaguaré

Postagem Anterior Próxima Postagem