Escola atacada em Aracruz encerra ano letivo sem aulas presenciais

Escola Estadual Primo Bitti não vai ter mais aulas presenciais em 2022. — Foto: Fernando Madeira/Rede Gazeta

A Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, primeiro alvo do ataque em Aracruz, no Espírito Santo, no dia 25 de novembro, vai encerrar o ano letivo de 2022 sem aulas presenciais. A informação foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira (2) pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu).

De acordo com a Sedu, o ano será concluído por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

O Secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, explicou que a decisão foi em conjunto com a equipe pedagógica da Sedu com a comunidade escolar da Primo Bitti.

“Realizamos encontros com representantes dos professores, alunos, pais e comunidade escolar da unidade de ensino Primo Bitti. Após entender que todos ainda estão muito abalados com o ocorrido e, portanto, sem condições de retornar ao local para exercer a atividade fim, optamos por abrir a escola para os que quiserem ir ao local, mas a oferta das atividades pedagógicas será de forma não presencial, em respeito aos que não querem retornar. Ainda estamos definindo o dia, mas, a partir da próxima semana, as portas da unidade estarão abertas”, disse o secretário.

Segundo o secretário, a equipe da Sedu Central está elaborando ações de acolhimento aos que desejarem ir ao local para finalizar o planejamento das atividades pedagógicas. Em breve, será informado à comunidade escolar como essas atividades chegarão aos alunos.

“Precisamos garantir o término do ano letivo e a maneira que encontramos, respeitando todo o ocorrido e os desdobramentos, foi a realização das atividades de forma on-line”, disse o secretário.

Ataque completa uma semana

Sete dias após o ataque à escola, a direção da EEEFM Primo Bitti se manifestou sobre o episódio nas redes sociais em um post publicado no início da tarde desta sexta-feira.

No texto, a direção menciona o desejo de plena recuperação às vítimas feridas de forma física e emocional e lembra que o cuidado com o corpo docente sempre fez parte da comunidade escolar.

A direção da escola lembrou ainda das professoras Maria da Penha Banhos, de 48 anos, Cybelle Passos Bezerra, de 45 anos, e Flávia Amoss Merçon Leonardo, de 38 anos, que morreram no atentado, ao citar características de cada uma delas e o amor que tinham pela educação.

No post, a escola disse que vai continuar "lutando por um futuro melhor", e estende os votos de solidariedade ao Centro Educacional Praia do Coqueiral, segunda escola atacada.

Escola foi premiada na semana do ataque

Na semana do ataque, a Escola Estadual Primo Bitti conquistou o Prêmio Boas Práticas na Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Espírito Santo por ter desenvolvido o projeto Flores e Poesias com os estudantes da unidade. O projeto foi liderado pela professora Maria da Penha Banhos, que morreu no atentado.

A entrega havia sido na terça-feira (22) no Palácio Anchieta, em Viória, dois dias antes do ataque.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem