Saúde no trabalho: Empresa estabelece multa a funcionários que acionam colegas nas férias

Política faz parte dos esforços da Dream11, plataforma de jogos de fantasia, para garantir que funcionários “desliguem e desfrutem de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal”

"Take a break" (dê um tempo): não fazer uma pausa pode ser perigoso para a saúde, de acordo com a OMSGlenn Diaz / via Unsplash


Receber e-mails de trabalho urgentes de colegas mesmo durante as férias? Esta é uma ocorrência comum para muitos trabalhadores de colarinho branco, especialmente na Índia, onde os funcionários se sentem sobrecarregados e mal pagos em comparação com seus colegas globais, de acordo com vários estudos ao longo dos anos.

Mas uma empresa com sede em Mumbai criou uma nova maneira de resolver esse problema.

A Dream11, uma plataforma de jogos de fantasia, multará seus funcionários em 100.000 rúpias (US$ 1.200) se eles entrarem em contato com colegas com “chamadas ou mensagens relacionadas ao trabalho” durante o período de folga.

Isso faz parte dos esforços da empresa para garantir que seus funcionários “desliguem e desfrutem de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal”, de acordo com um comunicado compartilhado pela Dream11 com a CNN.

De acordo com a política, chamada Unplug, os funcionários se desconectam de todo o trabalho do escritório por sete dias por ano.

“Indivíduos que optaram por uma licença são desconectados de e-mails, Slack e grupos de WhatsApp”, acrescentou o comunicado.

O porta-voz não compartilhou quando a política foi introduzida pela primeira vez. De acordo com uma entrevista de dezembro à CNBC, os cofundadores da empresa disseram que a política tem sido eficaz até agora.

Fundada em 2008, a Dream11 tem mais de 1.000 funcionários, está avaliada em US$ 8 bilhões e inclui Tiger Global e Tencent entre seus investidores, de acordo com a plataforma de dados Tracxn.

Não fazer uma pausa pode ser perigoso para a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), trabalhar longas horas está matando centenas de milhares de pessoas por ano devido a derrames e doenças cardíacas.

Em uma análise global da relação entre perda de vidas, saúde e longas jornadas de trabalho, a OMS e a Organização Internacional do Trabalho estimaram que, em 2016, cerca de 745.000 pessoas morreram como resultado de terem trabalhado pelo menos 55 horas por semana.

Fonte: CNN

Postagem Anterior Próxima Postagem