Copo da moda: Os riscos do copo térmico que mantém a temperatura das bebidas alcóolicas


O utensílio ajuda a manter a temperatura do gin, vodca, cerveja e outras bebidas alcoólicas, e aí que mora o perigo


Não sei quando que esse modismo apareceu, mas certamente foi nesse verão que o acessório se consagrou como o símbolo da galera descolada, cool e moderna. Pelo menos é o que vejo no litoral norte paulista.

O copo Stanley e suas variações de marcas, modelos e tamanhos, é um recipiente térmico onde se armazenam bebidas e seu grande diferencial é a manutenção da temperatura por pelo menos cinco horas, sem suar o lado externo do copo. É a grande sensação do verão brasileiro. Essas qualidades seriam perfeitas se o líquido contido no interior ajudasse a hidratar os corpos suados por um calor de mais de 30 graus, mas não é isso que vejo.

O utensílio ajuda a manter a temperatura do gin, vodca, cerveja e outras bebidas alcoólicas, e aí que mora o perigo. A capacidade do copo é de quase meio litro, o gelo demora a derreter, não colaborando com a diluição do álcool, a temperatura exterior convida a aumentar o consumo.

Ao contrário do que se pensa, o consumo do álcool no verão aumenta a chance de desidratação. Além da transpiração, mecanismo natural de resfriamento do corpo, em que há a perda de líquido e de sais minerais, o álcool inibe a produção de um hormônio antidiurético chamado vasopressina, responsável por reabsorver água, principalmente da urina, a fim de evitar a desidratação. Com o álcool presente no organismo, favorece excreção de água, além da formação de cálculos renais, as famosas pedras nos rins. Essa é a razão pela qual a pessoa, quando bebe, costuma ir ao banheiro mais vezes do que de costume.

Algumas pessoas, quando bebem muito, têm diarreia, isso porque o álcool é reabsorvido na parede no intestino, colaborando para a desidratação.

Entre os sais minerais perdidos na desidratação, estão o sódio e o potássio, responsáveis pelo equilíbrio eletrolítico do corpo e são minerais necessários para que as células, músculos e nervos funcionem corretamente. Isso leva a piora da sensação de sonolência que o álcool causa, daí o motivo pelo qual nos sentimos cansados após ficarmos o dia inteiro esparramados na espreguiçadeira. A falta desses dois minerais também causa câimbras, letargia, queda da pressão arterial e confusão mental.

As bebidas alcoólicas também podem prejudicar a perda ou a manutenção do peso. O álcool não só é mais calórico do que o açúcar, como tem quase o dobro de calorias (7 Kcal/g contra 4 Kcal/g), para se ter uma ideia das calorias dos drinks mais famosos das praias brasileiras, a lata de cerveja (350 ml) fornece 150 Kcal, um copo de caipirinha (200 ml) pode chegar a 500 Kcal, se for colocado no tal copo Stanley, duplica-se esse número.

Quase nunca o consumo de álcool acontece sozinho, na praia, a bebida “chama” um acompanhamento: queijo, amendoim, espetinho, peixe frito. Isso porque o álcool aumenta a percepção do apetite (daí os chamados aperitivos — pois abrem o apetite), podendo influenciar em uma série de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade inibindo, por exemplo, a ação do GLP 1 e das leptinas.

O álcool é chamado de caloria vazia porque não fornece nenhum nutriente além de energia, ou seja, engorda sem nutrir. Não pode ser armazenado no organismo por ser uma substância tóxica e, portanto, deve ser eliminado imediatamente. Para que isso ocorra, nossas vias metabólicas são todas alteradas e, entre as consequências, ocorre o favorecimento de acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Mas como nessa vida tudo é equilíbrio, é possível continuar tomando seus bons (pouco) drinks embaixo do guarda-sol. Reveze o conteúdo do copo com água, água de coco, chá ou suco de frutas. Opte por petiscos mais leves, como palitinhos de legumes, tomate cereja, picles, ovos de codorna cozidos, torradas com conserva de legumes e guacamole. Prefira os fermentados aos destilados, que são mais calóricos e com maior teor alcoólico, e aprecie com moderação.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem