Governador acompanha teste da embarcação do novo Aquaviário


O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quarta-feira (15), do teste da embarcação do novo Aquaviário. A comitiva saiu da Capitania dos Portos, em Vitória, e seguiu pela Baía de Vitória até a estação de Porto de Santana, em Cariacica. O sistema terá outras duas estações: Praça do Papa, na Capital, e Prainha, em Vila Velha. Ambas estão em obras para a construção dos pontos de embarque e desembarque de passageiros. A previsão é que as atividades sejam iniciadas até maio.

O modelo de embarcação tem capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes, e está equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo. A implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado.

“O Aquaviário é uma forma de mobilidade mais ágil e eficiente, mesmo não transportando tantas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, a experiência de viajar de barco é única e proporciona uma vista privilegiada da nossa Baía de Vitória, que é linda. Com a integração com outros modais de transporte, como ciclovias e ônibus, o Sistema Transcol se torna ainda mais completo e acessível para todos. Estamos muito animados com esse teste e, em maio, iniciamos a operação do Aquaviário, algo tão sonhado pela população capixaba”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que o novo sistema contará com três embarcações que vão atender as três estações (Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana). “Nós estamos muito felizes com esse evento, que é mais um passo que nos aproxima do início das atividades do Aquaviário. O usuário que utilizar esse serviço irá pagar apenas uma tarifa, pois ele irá funcionar de forma integrada ao Sistema Transcol, por meio do CartãoGV.  Será mais uma opção para o deslocamento da população com conforto e segurança, além do atrativo turístico”, pontuou.

A comitiva teve a presença dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos; além de secretários de Estado e outras autoridades.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem