Boca seca? Conheça as causas, os sintomas e saiba o que fazer


A xerostomia ou popularmente chamada “boca seca” é uma condição frequente e que pode dar indícios de muitos problemas diferentes. O ressecamento da boca pode causar dificuldade para falar, mastigar, engolir e sentir gosto dos alimentos.

Pode haver queixas de ardência bucal e dores inespecíficas na língua. Além disso a xerostomia pode contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite ou atrapalhar no uso das próteses dentárias.

A saliva tem papel importante na formação do bolo alimentar, ajudar na digestão e deglutição, facilitar a movimentação da língua e demais músculos e atuar na proteção imunológica da mucosa da boca, ou seja, a xerostomia afeta a qualidade de vida das pessoas.

O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, pois ele diminui a produção de saliva. Sabe-se que, em alguns casos, medicamentos são prescritos aos pacientes para tratar o estresse, e como consequência podem agravar ainda mais o quadro de secura bucal.

Estima-se que existam mais de 400 medicações que podem causar a hipossalivação, as mais comuns são: antialérgicos, calmantes, diuréticos e anti-hipertensivos e os antidepressivos.

O envelhecimento do nosso corpo e a consequente necessidade de utilização de mais remédios nessa faixa etária (idosos) é uma outra causa para o aparecimento da xerostomia.

Os fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal como: o hábito de fumar, distúrbios respiratórios do sono como o ronco e respiração bucal podem causar a sensação de “boca seca”. É importante ressaltar que a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo alteram a produção salivar e também deixam a boca mais suscetível a outras doenças, como a gengivite e o câncer bucal.

No entanto, o sintoma de boca seca também pode estar relacionado a outro problema, que nem sempre é a falta de saliva. É fundamental identificar, por meio de um exame clínico detalhado e de um teste chamado sialometria, se a queixa de sentir a boca seca está ou não associada a uma real diminuição na produção de saliva.

Diagnosticar o que causa essa sensação de “boca seca” é essencial para um tratamento adequado e para a melhora do quadro clínico. Isso porque, a Xerostomia pode indicar doenças como diabetes, cirrose hepática ou Síndrome de Sjögren, que é mais comum entre pacientes mulheres com mais de 40 anos.

O tratamento da xerostomia é variável. Vai desde estímulos gustatórios e mecânicos que estimulam as glândulas salivares a liberarem uma quantidade maior de saliva até o uso de fármacos e também sessões de laser, acupuntura e estímulos elétricos. A ingestão de líquidos e a adoção de hábitos que colaborem com a higiene bucal também ajudam a controlar e evitar o aparecimento da “boca seca”.

Dicas e cuidados:

Para prevenir e melhorar a produção salivar:

– Faça a ingestão de líquidos durante o dia todo, evitando consumir água muito gelada;
– Use produtos para estimular o fluxo de saliva;
– Diminua o consumo de bebidas com cafeína (café /chá e refrigerantes);
– Use enxaguante bucal sem álcool e escolha cremes dentais com adição de cálcio e fósforo.

Em caso de apresentar esses sinais e sintomas procure um especialista.


Fonte: Folha Vitória




Postagem Anterior Próxima Postagem