Descalço ao dirigir: isso pode resultar em multa?

Descubra se é permitido dirigir sem sapatos e se há riscos de ser multado por isso.

Você já parou para pensar se é permitido dirigir descalço? Pois bem, fique tranquilo, pois a resposta é sim! Tanto para carros quanto para caminhões e outros veículos “fechados”, não há nenhuma lei que proíba você de dirigir sem o uso de calçados.

No entanto, devemos lembrar que a segurança no trânsito é prioridade absoluta. Embora o CTB não fale especificamente sobre dirigir com os pés descalços, qualquer atitude que possa colocar em risco sua vida e/ou dos outros deve ser evitada.

Isso significa que a pergunta que devemos fazer não é apenas se algo é permitido ou proibido, mas sim se essa ação pode representar um perigo para a nossa integridade física e a dos demais condutores.
Condutores devem estar de acordo com as determinações de segurança

O Código de Trânsito Brasileiro foi criado com esse objetivo: garantir segurança para todos os envolvidos no tráfego.

Portanto, mesmo sem uma lei específica sobre o assunto, é importante usar o bom senso e evitar práticas que possam comprometer sua concentração e habilidade ao volante.

Dirigir descalço não é proibido, no entanto, vale o bom senso de eliminar qualquer chance de risco que impeça você de chegar em casa seguro.

Dirigir descalço pode fazer com que você receba multa ?

Você sabia que dirigir descalço não é motivo para receber uma multa? É isso mesmo! Ainda assim, utilizar calçados inapropriados pode não só colocar em risco a sua segurança e a das outras pessoas no trânsito, como também pode gerar uma autuação com infração média, multa de R$130,16 e quatro pontos na CNH.

Portanto, ao pegar a direção do veículo, escolha um calçado seguro e confortável. Não se arrisque e evite problemas com a lei de trânsito. Dirija com responsabilidade e segurança sempre!

Como consultar uma multa ?

Você tem dúvidas se foi autuado por calçado inadequado ou qualquer outra multa de trânsito? Não perca tempo!

Consulte agora mesmo as multas de trânsito do seu veículo através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou até mesmo através do site do Detran. É simples, rápido e totalmente gratuito!

Siga agora mesmo o passo a passo simples e rápido: acesse o site, insira a placa ou o RENAVAM no formulário presente no topo da página, forneça um e-mail válido para contato, clique em “Consultar” e fim!

Não corra o risco de ser pego de surpresa e mantenha suas multas sob controle.

Saiba quais sapatos são proibidos para se dirigir

Existem tipos de sapatos que podem tornar a direção ainda mais perigosa do que dirigir descalço.

Alguns modelos como chinelos ou saltos altos, por exemplo, podem impedir a capacidade de avaliar a força de pressão nos pedais e até mesmo afetar o uso adequado deles.

Por isso, é fundamental reconsiderar o calçado antes de assumir o volante. Sapatos abertos como chinelos ou sandálias, sandálias com salto aberto, saltos altos e de cunha, botas ou sapatos com sola grossa, atacadores longos e solas escorregadias são considerados perigosos para se dirigir.

Para garantir uma direção segura, escolha sapatos confortáveis e que proporcionem aderência adequada aos pedais. Lembre-se: sua segurança no trânsito começa pelos pés!


Fonte: Escola Educação




Postagem Anterior Próxima Postagem