UNESCO enaltece 4 locais brasileiros como patrimônios de valor universal

Conheça as maiores belezas do Brasil.

O Brasil é reconhecido por suas belezas naturais, importância cultural e sua população receptiva. Isso ocorre por sua grande extensão territorial e localização geográfica privilegiada, que propicia uma vasta diversidade de territórios, climas e ecossistemas. Confira agora 4 dessas belezas brasileiras que estão presentes na lista da UNESCO.

Belezas brasileiras para se conhecer

Confira 4 lugares no território brasileiro que fazem parte da lista da UNESCO como patrimônio mundial cultural e natural:

1. Centro Histórico de Salvador – Bahia

Foto: Shutterstock

Sendo um ponto de visitação (inter)nacional, o centro histórico de Salvador tem grande importância cultural, sendo um dos representantes brasileiros na lista da UNESCO. Além disso, está localizado em uma das cidades mais belas do mundo, em uma região de destaque, próximo à Baía de Todos os Santos.

Esse território se destaca pela sua estrutura arquitetônica do século XVI ao XIX com seu uso tanto religioso como civil e militar. Demonstrando a importância que tem, foi a primeira cidade planejada e primeira capital do Brasil.

2. Cidade de Ouro Preto – Minas Gerais

Foto: Shutterstock

Localizada na encosta de um vale, a cidade de Ouro Preto conquistou um lugar na lista da Unesco pela importância cultural. Tendo seu maior destaque no século XVII, durante o período de mineração do ouro no país, se mostrou uma região extremamente abundante nesse minério.

Essa riqueza propiciou o desenvolvimento econômico e cultural da cidade, especialmente artístico, sendo Ouro Preto um local de grandes movimentos artísticos, como o barroco.

3. Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí

Foto: Shutterstock

O Parque Nacional da Serra da Capivara, embora apresente uma incrível beleza natural, entrou na lista da UNESCO também pela sua importância cultural. Já que nela se encontram pinturas rupestres, datadas em até 25 mil anos, tornando-a a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

4. Paraty e Ilha Grande – Rio de Janeiro

Foto: Shutterstock

Entre as 22 localidades do Brasil presentes na lista da UNESCO, Paraty e Ilha Grande destacam-se como únicas. Foram incluídas tanto por sua beleza natural quanto por sua importância cultural.

Devido ao seu isolamento geográfico, entre floresta e mar, garante a manutenção de suas belezas naturais, mesmo estando entre as 2 maiores metrópoles do país. Isso permitiu o desenvolvimento de uma flora e uma fauna únicas, além de ter uma estrutura geológica característica de separação entre os continentes africano e americano.

Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem