Fake news que inspirou 'Travessia' se repete exatos 9 anos depois na mesma cidade

Enquanto Fabiane foi morta por ser acusada de bruxaria em Guarujá, motociclista foi espancado e está na UTI por ser acusado de roubar moto. Ambos eram inocentes.

Novela Travessia foi inspirada no espancamento da moradora Fabiane, de Guarujá — Foto: Reprodução

Nove anos separam dois crimes brutais ocorridos, pela mesma razão, na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo. Por conta da disseminação de notícias falsas entre moradores, uma dona de casa e um motociclista foram arrastados e espancados nas ruas da cidade.

Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, foi acusada de bruxaria após informações de que ela havia sequestrado uma criança para rituais de magia negra. No dia 3 de maio de 2014, ela foi capturada por moradores, arrastada e espancada até a morte. Os vídeos do crime foram amplamente divulgados nas redes sociais.

Já no dia 3 de maio de 2023, um motociclista foi interceptado, na mesma cidade, e brutalmente espancado por um grupo após um grito de 'pega ladrão'. Ele era apontado como o responsável pelo roubo de uma moto. Neste caso, ele sobreviveu, mas está internado na UTI. Os vídeos também foram amplamente divulgados como se ele fosse um criminoso.

Além da data, os dois casos tiveram ainda mais em comum. Ambos foram vítimas de desinformação. No caso de Fabiane, foi comprovado que ela era inocente e que nunca havia cometido um crime. Já na história desta semana, o dono do veículo que teria sido roubado disse que havia emprestado a moto e que o agredido era 'trabalhador'.

Travessia

A história de Fabiane, inclusive, inspirou a novela 'Travessia', no ar no horário nobre da Rede Globo e que terá seu último capítulo exibido nesta sexta-feira (5). Na época, o caso tomou grande repercussão nacional e acabou chamando a atenção da autora Glória Perez.

A história inspirou o linchamento de Brisa (Lucy Alves) em um dos momentos mais tensos da trama. A personagem foi vítima de uma notícia falsa após seu rosto ter sido inserido na foto de uma mulher acusada de sequestrar crianças.

Cena de 'Travessia' quando Brisa foi espancada após Fake News — Foto: Reprodução / Rede Globo

Busca por Justiça

Nove anos após o crime, a família de Fabiane ainda briga na Justiça por indenização. Em entrevista ao g1, o eletricista Josenildo Alves das Neves, cunhado de Fabiane, afirmou que os familiares queriam a responsabilização não só do autor do post mas, também, do Facebook.

"Se tivessem feito uma postagem com responsabilidade, a história poderia ser diferente. Esse é o perigo das fake news. Querendo ou não, o Facebook é responsável por filtrar essas coisas. Tudo tem que ter o seu limite".

Yasmin Maria de Jesus, filha de Fabiane, segue com o processo contra o Facebook, por acreditar que a ação é 'uma forma de combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais'.

Já na história do motociclista, o dono do veículo fez questão de procurar a polícia para desmentir qualquer informação de crime. Segundo ele, a moto havia sido emprestada no mesmo dia em que ocorreram as agressões. O homem, que preferiu não se identificar, disse que mantém contato com a vítima há alguns anos e que ele não costuma se envolver em confusão, além de ser trabalhador.

O homem agredido está internado na UTI do Hospital Santo Amaro em estado grave. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil investiga o caso de agressão ocorrido no bairro Pae-Cará. Foram requisitados exames pericias ao IC e o caso foi registrado como lesão corporal no 2º DP de Guarujá.

Fonte:g1



Postagem Anterior Próxima Postagem