De acordo com a crença, o algodão permite que a poeira se acumule mais facilmente do que qualquer outra, atraindo 'má sorte e pobreza para o lar'
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/D/x/0oRBBNRDSsN57XdtgrKw/iate-11.jpg)
Sala de jantar — Foto: Reprodução
Dentro do Feng Shui e de outras filosofias orientais, a localização de certos elementos na casa está relacionada ao fluxo de energia positiva ou negativa. Nesse contexto, as plantas não apenas decoram, mas também influenciam o bem-estar do meio ambiente. Uma em particular foi apontada por sua suposta ligação com o infortúnio: a planta do algodão.
De acordo com uma publicação na Ad Magazine, esta planta, apesar da aparência estética, está associada a energias desfavoráveis. "Embora seja particularmente bonita, com caule longo e bola imaculada que dão um toque ao buquê, diz-se que o algodoeiro traz má sorte. Para as crenças hindus, esta planta permite que a poeira se acumule mais facilmente do que qualquer outra, atraindo má sorte e pobreza para o lar".
Tradição X evidência científica
Além de seu valor ornamental, a verdade é que essa percepção do algodão não é apoiada por estudos científicos. No entanto, o simbolismo atribuído a ela vem de crenças centenárias.
"Cientificamente, nada disso pode ser comprovado, se existem plantas específicas que atraem azar para nossas vidas. Mas é verdade que existem tradições e práticas milenares que associam certas espécies a maus presságios, dependendo da forma e do local em que são colocadas", acrescenta o artigo da Ad Magazine.
Portanto, essas interpretações são pessoais e podem variar de acordo com as convicções culturais ou espirituais de cada pessoa. Nesse sentido, cabe a cada um decidir se deve prestar atenção às tradições em seu dia a dia.
Uma planta com história e usos industriais
Longe do plano simbólico, o algodão tem uma longa história como cultura. O site Farmer First destaca que "suas primeiras aparições remontam a antigos textos indianos em 1.500 a.C.", o que mostra sua antiguidade e valor em diferentes civilizações.
Hoje, essa fibra é essencial em diversos setores econômicos. "Algumas sementes do algodão têm características biotecnológicas que lhes permitem resistir a algumas pragas e herbicidas", explica o portal Farmer First.
O algodão mantém uma presença decisiva na indústria têxtil graças à versatilidade, capacidade de absorção e conforto. Sua textura, que pode variar entre macia e resistente, o torna a escolha ideal para múltiplos usos.
Além de seu papel na moda, essa fibra vegetal também faz parte de produtos inesperados. Um deles é a fabricação de notas, como é o caso do euro, onde o algodão é utilizado pela sua durabilidade e resistência ao desgaste.
De acordo com os princípios do Feng Shui, algumas plantas podem alterar o equilíbrio energético do ambiente em que estão localizadas. Embora sua aparência seja atraente e decorativa, certas espécies seriam portadoras de 'más vibrações' dentro dos espaços da casa.
Fonte: O Globo