Capixaba 2022: Sem vencer, CTE/Colatina desafia estatísticas e luta contra o rebaixamento

Renan Oliveira

A primeira fase do Campeonato Capixaba 2022 caminha para a sua segunda metade e o CTE/Colatina já enfrenta grande pressão, após três rodadas. Ainda sem vencer no torneio, o time da Princesa do Norte ocupa a última colocação com a pior defesa e o pior ataque.

A dois pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o CTE é o lanterna com nenhum ponto somado após três partidas. A projeção da equipe recém-promovida é evitar o retorno ao segundo escalão estadual. Na tentativa de escapar da degola, o time da Princesa do Norte terá mais três jogos em casa e três jogos fora.

Nos últimos cinco anos, apenas quatro equipes chegaram a perder os três primeiros jogos da Série A do Estadual. São eles: Castelo (2019), Linhares (2020), São Mateus e Vilavelhense (2021). Além de ter que se superar, o CTE/Colatina do meia Fuskinha terá que encarar as estatísticas, que livraram apenas o Vilavelhense do descenso.

- Realmente, temos tido muita dificuldade nessas três primeiras partidas. Foram três derrotas. Enfim, com certeza, temos oscilado bastante durante as partidas, momentos em que o time vai bem e depois há uma queda, onde temos sofrido os gols. Creio que o professor Pádua tem tido dificuldades de estar montando uma equipe base e trabalhando em cima dela para os jogos. - declarou ao ge.

Top-3 piores lanternas nos últimos cinco anos:*

2019 - Castelo - zero pontos (saldo de gols: -11)
2021 - São Mateus - zero pontos (saldo de gols: - 9, zero gols marcados)
2022 - CTE/Colatina - zero pontos (saldo de gols: -9, 1 gol marcado)
* após três rodadas

- Estou aqui desde o acesso e da Copa Espírito Santo do ano passado, o time tem sofrido com a reformulação que teve de um ano para o outro. Novos patrocínios, dificuldades para buscar recursos e ano passado, como foi o centenário na cidade, teve mais facilidade para buscar os recursos.

Desde que conquistou o vice-campeonato da Série B do Campeonato Capixaba em setembro de 2021, o CTE/Colatina venceu apenas uma partida e vem de nove jogos sem vitórias, sendo cinco empates e quatro derrotas consecutivas.

- O ambiente entre nós, atletas e comissão, é muito bom graças a Deus. Temos nos dedicado bastante no dia a dia para estarmos evoluindo e tirar o time dessa situação. É claro que a torcida, por ver a situação do clube na última posição com três jogos e três derrotas, praticamente duas goleadas que levamos, com certeza, fica com uma cobrança muito grande, o que é normal. Eles estão no direito deles. O negócio é a gente fazer por onde dentro das quatro linhas para reverter esse quadro.

Os números jogam contra e para melhorar sua situação no estadual, o time da Princesa do Norte terá que superar o retrospecto negativo. A sequência de jogos é: Estrela do Norte (fora), Desportiva Ferroviária (casa), Real Noroeste (fora), Rio Branco-ES (casa), Serra (fora) e Rio Branco VN (casa).

Fuskinha, do CTE/Colatina — Foto: Renan Oliveira

Mesmo com o baixo número de partidas disputadas, a equipe já enfrenta grande pressão pelo futebol apresentado dentro das quatro linhas. Sem o crescimento almejado, o CTE/Colatina conta com a possibilidade de escapar da zona de rebaixamento em caso de vitória e uma combinação de resultados na próxima rodada.

- Temos que ir jogo após jogo. Foram três rodadas e três derrotas, agora, só faltam mais seis rodadas. Temos que pensar agora no próximo jogo, que é contra o Estrela e temos que pontuar em cima deles. Temos que encarar cada partida como se fosse uma final. Claro, a gente tem que pela nossa realidade pensar em não cair. Tem equipes com dois pontos e conseguindo uma vitória vamos para o meio da tabela.

Na próxima rodada, o CTE/Colatina enfrenta o Estrela do Norte. A partida será disputada na segunda-feira, às 20h, no estádio do Sumaré.

Fonte: ge


Postagem Anterior Próxima Postagem